Na anatomia comparada, além do conhecimento da estrutura corporal dos diferentes animais estudados, é fundamental relacionar a forma do corpo do organismo com seu habitat e, a partir disso, tentar compreender o seu modo de vida. A disciplina também se preocupa com a elucidação das relações evolutivas (filogenéticas) existentes entre os diferentes animais, retiradas das homologias estabelecidas entre as mais variadas estruturas que fazem parte do corpo dos animais.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Desenvolvimento

Desenvolvimento embrionário dos cordados


Lp: linha primitiva. Espessamento na linha média do epiblasto embrionário na extremidade caudal do disco embrionário. Ela dá origem a células mesenquimais que migram ventralmente, lateralmente e cranialmente entre o epiblasto e o hipoblasto.




Tn: tubo neural. É a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. A formação do tubo neural é o resultado da invaginação da ectoderme
Sm: somitos. Estruturas epiteliais transitórias que se formam nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário dos vertebrados. São blocos de células resultantes da segmentação da massa mesodermica dorsal,embora todos os somitos pareçam iguais,originam-se de diferentes estruturas nas diversas partes do organismo.




P op: placode óptico. Invaginação do ectoderme que recobre a vesícula óptica. Origina o cristalino.



Mn: melanóforo. Célula com característica forma ramificada, contendo grânulos de melanina; tais grânulos, sob a ação de impulsos nervosos e de hormônios, podem dispersar-se ou concentrar-se, determinando modificações da cor da pele.



Nc: notocorda. É o anexo embrionário de origem mesodérmica que dá origem à coluna vertebral.
Tn: tubo neural. É a estrutura embrionária de origem ectodérmica que dará origem ao cérebro e à medula espinhal.



Ec: estrato córneo. Permite trituração de grãos.
Ep: epitélio.
Mu: músculo.



Es: estroma. De origem mesodérmica, é composto por tecido conjuntivo, que compreende uma cápsula, que envolve as células intersticiais ou de Leydig.


Um comentário: